A Espada de Shannara – Terry Brooks

Movies
12 ago 2014

Resenha:

A Espada de Shannara é o primeiro livro dos quase 40 livros escritos por Terry Brooks ambientados no universo de Shannara. Escrito em 1977 o livro Espada de Shannara fez imenso sucesso, apesar das muitas críticas por ser muito parecido com os livros do Senhor dos Anéis. Em diversos momentos o autor disse que foi fortemente influenciado pelos livros do J. R. R. Tolkien.

O primeiro livro da série narra a história do meio-elfo Shea Ohmsford, descendente de Shannara, o único capaz de portar a espada de Shannara e usar ela para destruir um grande mal do passado conhecido como Lorde Feiticeiro.

Shea vive uma vida normal, com seu pai e irmão adotivo em uma estalagem em um lugar pacífico. Conhece pouco sobre o seu passado, a não ser que é um meio-elfo e agora pretende viver o restante da vida dele tranquilamente. Nesse momento o Druida Allanon aparece para acabar com a paz do meio-elfo, dizer que ele é o último descendente de Shannara e o único capaz de utilizar a espada para combater o Lorde Feiticeiro, e o convoca para a maior aventura de sua vida.

Entre monstros terríveis, elfos, anões, trolls, e toda a sorte de criaturas das fantasias medievais e novas criaturas inventadas por Terry Brooks, os personagens vão viver grandes aventuras e definir o futuro de todos os povos. Uma das mudanças interessantes é que ao contrário da maioria dos livros de fantasia Shannara se passa em um futuro longínquo da Terra, o que abre um monte de histórias interessantes que podem rolar em torno dos eventos principais.

Esse livro foi lançado pela editora Saída de Emergência Brasil, tem 544 páginas e custa R$ 39,90 na Saraiva.

Sinopse:

Há muito tempo as Grandes Guerras do Passado arruinaram o mundo. Vivendo no pacífico Vale Sombrio, o meio-elfo Shea Ohmsford pouco sabe sobre esses conflitos. Mas o Lorde Feiticeiro, que todos julgavam morto, planeja regressar e destruir o mundo para sempre. A única arma capaz de deter esse poder da escuridão é a Espada de Shannara, que pode ser usada somente por um herdeiro legítimo de Shannara. Shea é o último dessa linhagem, e é sobre ele que repousam as esperanças de todas as raças. Por isso, quando um aterrorizante Portador da Caveira a serviço do mal voa até o Vale Sombrio, Shea sabe que começará a maior aventura da sua vida.

Críticas:

“Se Harry Potter o deixou sedento por fantasia e você ainda não descobriu a magia de Terry Brooks, você irá se deliciar.”
– Rocky Mountain News

“Esta obra confirma o lugar de Terry no topo do mundo da Fantasia.”
– Philip Pullman

“Uma viagem maravilhosa e fantástica.”
– Frank Herbert

Algumas capas:

Share

Rafael Cirolini

Marido da Gi, pai da Isa, mestre jedi do gatinho Obiwan. Nerd, muito nerd!