As Aventuras de Sherlock Holmes – Sir Arthur Conan Doiyle

Movies
30 jul 2014

Uma introdução

O universo do romance policial tem um marco, antes e depois de Sherlock Holmes, o maior detetive de todos os tempos. A ultima vez que eu tinha lido Sherlock eu ainda ia para a escola, e acredite isso já faz bastante tempo. Então saiu um seriado novo do Sherlock, feito pela BBC, e fui ver o primeiro episódio ainda com desconfiança por causa de tantas adaptações ruins que tinham acontecido nos últimos tempos. Mas para a minha mais grata surpresa aquele seriado é um das melhores adaptação de livros para a televisão que eu já vi, e não só isso, é um dos melhores seriados já feito.

Isso despertou novamente meu interesse pelo grande detetive, e recebemos o primeiro livro da série Um Estudo em Vermelho, Companhia Editora Nacional, e a minha esposa acabou lendo e fazendo resenha. Mas como eu não podia deixar essa oportunidade passar assim que chegou o segundo volume, As Aventuras de Sherlock Holmes eu logo corri para ler.

O livro

CAPA_Sherlock 2_ as aventuras de sherlock holmes_baixaComeçando pela primeira coisa que se vê em um livro, a capa é muito bonita, coloca os dois atores da série lado a lado. As páginas do livro são mais amareladas e uma fonte de um tamanho muito agradável a leitura em suas 430 páginas.

O livro ainda traz uma excelente introdução de Mark Gatiss, que é um dos produtores da série do Sherlock e Doctor Who, e além disso atua na série como Mycroft Holmes, ou seja o irmão do Sherlock.

As Aventuras de Sherlock Homes é uma série de contos com o que a de melhor nas narrativas de Arthur Conan Doyle, extremamente empolgando e intrigante do inicio ao fim, eu não consegui parar nenhum dos contos no meio, tinha simplemente que ler até o fim de cada um. Outra coisa ótima é que vários dos contos selecionados fazem referência para episódios da série, então quem viu a série e nunca leu nada de Sherlock vai conseguir aproveitar mais ainda.

O primeiro conto é “Um escândalo na Boêmia”, e narra o primeiro encontro do nosso herói com Irene Adler, aquela que seria o que podemos dizer como par romântico do Sherlock pelo decorrer das histórias, em “A Liga dos Ruivos” a investigação de uma misteriosa sociedade de ruivos que desapareceu sem deixar pista, em “As cinco sementes de Laranja” vamos ver como o Sherlock vai ter que lidar com um mistério vindo de uma seita de outro continente e ainda em “O Homem do lábio deformado” vamos passar por casas de ópio e o pior do submundo londrino vitoriano.

Mas esses são só alguns dos contos que eu destaquei, o livro conta com 12 contos e muita leitura de romance policital. É um belo exemplar para quem ainda não leu nada do Sherlock e curtiu a série, ou mesmo para leitores mais velhos como eu relembrar com grande alegria cada momento.

Você pode comprar esse livro na Saraiva por R$ 37,90.

Algumas imagens da série:

Share

Rafael Cirolini

Marido da Gi, pai da Isa, mestre jedi do gatinho Obiwan. Nerd, muito nerd!