Encontro com Rama – Arthur C. Clark

Movies
28 jul 2014

Minha Experiência

Um colega de trabalho me disse que outro grande livro do Arthur C. Clark era o Encontro com Rama, veja bem, eu tinha acabado de ler o 2001 Uma Odisséia no Espaço, e estava completamente empolgado com o autor, quando para a minha grata surpresa a Editora Aleph republicou o então consagrado livro.

Eu inicialmente achei o nome meio estranho, “Encontro com Rama”, cheguei a pensar que seria um livro sobre uma viagem espiritual ou algo assim, mas contrário a toda a minha expectativa ele é um livro de ficção cientifica hardcore, mas sem me alongar mais sobre o meu enredo, vamos ao livro.

A História

rama_2014_capa_frente_finalEstamos no ano de 2130 e a humanidade decidiu que não aceitaria mais a sorte de não ser atingido por um grande meteorito e criou um programa espacial para poder monitorar todos aqueles que poderiam ser o fim do nosso belíssimo planeta natal e arredores, digo “arredores” porque a humanidade já conquistou outros planetas ou luas, e tem colônias na Lua, Marte, Mercúrio, Ganímedes, Titã e Tritão.

Em um determinado momento a monitoração de meteoritos rastreou algo incomum, um grande meteoro de mais de 40 quilômetros de largura e que não girava, (em geral os meteoros giram em torno de si mesmos). O mais estranho é que esse meteoro não tinha sido detectado antes, e que estava entrando no sistema solar e não fazendo uma rota elíptica.

Conforme o meteoro vai se aproximando mais e mais mistérios vão surgindo ao redor dele, e o grande meteoro é batizado de “Rama”. Acabaram os nomes da mitologia romana e grega e começaram a usar a mitologia Hindu para batizar novos corpos celestes importantes.

O comitê dos Planetas Unidos decide enviar uma nave que poderia se aproximar de Rama rápido o suficiente antes que ela deixe o sistema solar. Ao chegar em Rama o comandante Norton começa a exploração do que seriam os mistérios do que se imagina ser um colossal meteoro.

Mas Rama é muito mais que isso, e se revela uma sofisticada construção, repleta de enigmas que desafiam a mente e os conceitos humanos. Rama é a resposta da humanidade para a pergunta: “Estamos sozinhos?” ? É uma fonte inesgotável de conhecimento ou vai ser a destruição da humanidade? A humanidade é tão importante assim?

O que eu achei?

Sim meus caros amigos, é estas respostas que vocês vão encontrar nesse livro magnífico, mas uma obra extraordinária do Arthur C. Clark. Empolgante, terrivelmente realista, e repleto de detalhes que os que gostam de ficção espacial vão adorar.

É um daqueles livros para se guardar com carinho na estante e ficar sempre ao lado de 2001.

O Autor

arthur-c-clarkeSir Arthur Charles Clarke, mais conhecido como Arthur C. Clarke (Minehead, 16 de dezembro de 1917 — Colombo, 19 de março de 2008) foi um escritor e inventor britânico, autor de obras de divulgação científica e de ficção científica como o conto The Sentinel, que deu origem ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço e o premiado Encontro com Rama. Estudou Física e Matemática no King’s College de Londres, e contribuiu grandemente para o estudo de comunicação via satelite. Resumindo o cara é um mostro!

Algumas Imagens

Share

Rafael Cirolini

Marido da Gi, pai da Isa, mestre jedi do gatinho Obiwan. Nerd, muito nerd!