Quantas vezes que o Superman morreu

Veja agora as 10 vezes que o Superman morreu

Quantas vezes já não ouvimos as pessoas taxarem Superman como um super-herói chato, poderoso demais, impossível de vencer? Como contar uma história interessante sobre esse personagem tão mitológico? Pois existem muitos argumentos para contrapor essas questões. Para começar o protagonista de uma história possui uma “armadura”, uma aura protetora que o impede de morrer para que a história não perca seu sentido. Pensando dessa forma, Batman – que é apenas um ser humano – é tão invencível quanto Superman. A DC nunca mata seus heróis – pelo menos não permanentemente.

Superman morreu

Mas o homem de aço pode ser totalmente morto. Na verdade ele já morreu, inúmeras vezes. Enquanto muita gente acredita que o personagem seja imbatível – o alienígena é praticamente um Deus – o cara tem suas fraquezas. Kriptonita e magia estão entre as coisas que afetam o herói, além de vilões superpoderosos.

Superman foi morto de diferentes maneiras, e o Invasão separou dez vezes que isso aconteceu para ninguém mais falar que o super-herói mais poderoso é impossível de se vencer.

10 – Espancado até a morte por Apocalypse

As Mortes do Superman – Doomsday

Começando pelo óbvio: a DC planejou um mega evento para divulgar o arco de história que faria o homem de aço morrer. Com a popularidade do herói em baixa não havia muito a perder, e a editora arriscou bastante ao trazer a morte do personagem mais importante do mundo dos quadrinhos.

Os relatos da morte de Kal El acabaram por ser exagerados, já que o personagem volta a vida poucos meses depois com um novo corte de cabelo e um novo set de superpoderes. A história em si foi decepcionante, apesar de todo o alarde, já que não respeitou as características mais interessantes do herói ao trazer apenas porrada e pancadaria.

Em resumo: o vilão geneticamente modificado Apocalypse foi criado pelos autores especificamente para matar o Superman, sendo igualmente forte e invulnerável como o homem de aço. Os dois morrem na luta, e muitos se esquecem que o herói venceu logo antes de desmaiar pelos inúmeros ferimentos e ser dado como morto.

9 – Assassinado pelo Murder Man

As Mortes do Superman – Murder Man

Uma das mortes mais antigas do personagem é também uma das mais icônicas. O antagonista Zunial – conhecido como Murder man e responsável pela morte do homem de aço – fez apenas uma aparição na história de 1966 “A escola para assassinos do Superman” (isso mesmo que você leu).

Os maiores vilões do universo frequentavam essa escola para treinar formas de assassinar o herói, sempre utilizando um robô que emulava os poderes do kriptoniano. Zunial fazia parte dessa escola e consegue matar Super utilizando ondas de rádio de kriptonita. Ele morre, mas por um curto período, já que o robô da escola cede corajosamente sua força de vida para garantir a sobrevivência do homem de aço.

Eu não li essa história, mas todo o plot mirabolante (e bastante bizarro!) com certeza me deixou curioso!

8 – Cometeu suicídio com um bastão mágico
As Mortes do Superman – Bastão Mágico

Esqueça kriptonita! Uma das grandes fraquezas de Superman é a magia, e é dessa forma que o vilão Dr. Light mata o personagem ao hipnotiza-lo para cometer suicídio.

Óbvio que se pararmos para pensar o corpo impenetrável do homem de aço impediria que qualquer objeto atravessasse e causasse sua morte. Pensando nisso o nefasto vilão hipnotiza o personagem e especifica que ele deve encontrar um bastão mágico capaz de afetar seu corpo. Ainda bem que o santo Batman (sempre ele) aparece em seguida e usa o bastão para reverter o feitiço, garantindo a sobrevivência do personagem.

7 – Se matou com uma kriptonita dourada

As Mortes do Superman – Kriptonita Dourada

A história “O que aconteceu ao homem de aço”, escrita pelo gênio Alan Moore, foi concebida para ser um reboot do personagem. Depois de matar Mxyzptlk, o duende vilão da Quinta Dimensão, Superman reconhece que violou a regra mais “sagrada” que havia jurado nunca quebrar: matar um outro indivíduo.

Com o peso na consciência, o herói retorna para a Fortaleza da Solidão e entra em um cômodo que encerra a kriptonita dourada (o tipo mais letal), morrendo instantaneamente.

6 – Sobrecarregado por luz solar

As Mortes do Superman – Luz Solar

Em “Grandes Astros”, Grant Morrison cria um arco de história que celebra toda a mitologia do Superman, trazendo praticamente todos os personagens e vilões que ajudaram a construir o maior herói de todos os tempos.

Entretanto, a celebração tem um pano de fundo trágico, pois Superman sofre uma sobrecarga de luz solar que danifica suas células, e passa o arco inteiro se preparando para sua iminente morte.

5 – Envenenado pelo vírus X
As Mortes do Superman – Virus X

Nessa história, o ventriloquista criminoso Ventor decidi se vingar de Superman, já que o herói havia prendido o vilão em um arco anterior. Para isso, Ventor hipnotiza Clark Kent afim de induzi-lo a matar o Superman (ele acreditava que os dois eram melhores amigos).

Sem saber que se trata da mesma pessoa, o vilão acaba testemunhando o suicídio do personagem, que se envenena com um vírus kriptoniano denominado apenas de “X”. No fim Super sobrevive durante a cremação de seu corpo, já que a luz solar elimina completamente o vírus.

4 – Apunhalado no peito pelo He-Man
As Mortes do Superman – Golpe do He-Man

Em algum momento um grupo de editores achou que seria legal reunir os universos da DC e do He-man e acabaram criando o arco “DC Universe x He-man and The Master of Universe” – o que as empresas não fazem para vender mais brinquedos…

De qualquer forma, na história Esqueleto enfeitiça Superman (a magia ferrando o herói de novo!) que vira uma marionete nas mãos do vilão, atacando tanto a Liga da Justiça quanto He-man e seus amigos. Não muito preocupado com toda a mitologia e importância do super herói mais poderoso do planeta, He-Man decide jogar todo o bom senso pelo ralo e desfere um golpe mortal no peito de Superman, matando-o instantaneamente.

3 – Envelhecido em um milhão de anos
As Mortes do Superman – Velhice

Vimos que Superman foi envenenado, enfeitiçado, apunhalado, atirado no Sol – mas o herói sempre consegue voltar. O que mais faltava fazer? Pensando nisso, em 1970 os autores decidiram que era hora dele morrer por velhice! O vilão Senhor do Tempo, que como o nome deixa óbvio é um personagem que controla o tempo, foi o responsável por esse feito.

Na história, Superman vai resgatar um grupo de astronautas que ficou preso em uma bolha de tempo – criação do vilão controlador do tempo. No processo, o herói acidentalmente cai numa bolha que o leva a envelhecer um milhão de anos! Como o personagem é invencível mas não imortal, ele acaba morrendo de causas naturais.

2 – Lex Luthor criou a cura para o câncer (que era uma kriptonita)
As Mortes do Superman – Cancer

Essa é bem simples: Lex Luthor é solto da cadeia depois de descobrir a cura do câncer e melhorar a vida para toda a humanidade. O único problema é que o vilão desenvolveu o remédio com base na kriptonita, e decide atirar um raio feito com base nesse elemento no peito do Superman. O herói morre agonizando, na frente de todos os seus colegas do planeta diário. Simplesmente cruel!

1 – Morre todos os dias ao longo do tempo

As Mortes do Superman – Gog

E por fim, uma história em que Superman morre várias vezes e de várias formas! Continuação de o Reino do Amanhã, The Kingdom mostra o super poderoso vilão Gog matando o herói. E não apenas isso, ele garante a morte do personagem durante todos os dias de sua vida.

Viajando pelo tempo, Gog mata Superman em cada dia de sua existência, apenas pela crueldade de garantir que toda a vida do homem de aço tenha sido um sofrimento. E as mortes são dos mais diversos tipos: desde uma faca de kriptonita até uma bomba que transforma o herói em kriptonita viva (não entendi também o sentido).

E no final, Superman sobrevive? Não! O herói não é salvo e muito menos ressuscitado. Na verdade ele acaba indo parar em um purgatório cheio outros superman que morreram em linhas do tempo distintas. No minimo assustador!

Curtiram? Se lembrarem de mais alguma morte, deixe nos comentários abaixo!

By |2020-11-23T14:50:13+00:00março 23rd, 2021|Livros Nerd, Resenha|0 Comments

About the Author: